Diarionline
Os incêndios florestais na região do Rabicho, área de adestramento da Marinha, distante cerca de 25 km de Corumbá, foram reduzidos. É o que informa o Comando do 6° Distrito Naval, sediado em Ladário.
As chamas foram controladas após intenso trabalho de brigadistas do Prevfogo-Ibama, militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e do 6º DN. As ações de combate contaram com o apoio logístico do Comando Conjunto Operacional (CCj) e o emprego de meios das Forças Armadas.
As ações naquela região, a partir de agora, são de controle dos focos remanescentes e monitoramento. A Força Naval Componente (FNC), mantém em prontidão, na área do Rabicho, uma Brigada de Combate a Incêndios para o controle do surgimento de novos focos.
Desde o começo da semana, aeronaves do Prevfogo-Ibama utilizam o heliponto do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste e a área do Clube Casa do Marinheiro, pertencentes à Marinha, para pousos e decolagens.
CB-RM2-TE Benites/MB
Marinha trabalha em conjunto com os bombeiros e brigadistasOutro apoio realizado pela FNC é a utilização do caminhão-pipa da MB para abastecimento da aeronave KC 390, da Força Aérea Brasileira, que realizou lançamento de água, assim, como o uso das aeronaves do Ibama nesse combate.
Por dia, estão sendo realizados cerca de cinco abastecimentos de água, com capacidade de fornecimento de 12 mil litros por vez.
A FNC mantém, no Mato Grosso, o apoio logístico ao Corpo de Bombeiros Militar-MT na região de Porto Conceição, por meio da Agência Escola Flutuante “Esperança do Pantanal”, com o fornecimento de alojamento, alimentação, transporte e internet. O mesmo apoio logístico está sendo realizado ao CBMMS na região de Maracangalha, a aproximadamente 30 km de Corumbá, por meio do Navio-Patrulha (Npa) “Penedo”.
Com informações da Ascom 6º Distrito Naval.