Diarionline
Nesta quinta-feira, 24 de outubro, é o Dia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Ladário. Feriado municipal na cidade vizinha a Corumbá, as homenagens à santa, tiveram início no dia 15 deste mês com novenas e missas.
A festa, que é conhecida nacionalmente, reúne devotos de outras cidades de Mato Grosso do Sul e também de outros estados brasileiros, para prestar homenagem, agradecer e pedir bênçãos à Nossa Senhora dos Remédios.
A celebração inicia à 00h com a tradicional alvorada festiva; às 05h30, tem a Récita do Terço e às 06h, acontece a primeira missa, seguido do café da manhã partilhado.
Ao longo do dia, serão celebradas missas e o ponto alto da festa acontece às 19h, com a missa na praça do Santuário, coroação de Nossa Senhora, seguida da procissão luminosa às 20h, que percorrerá as principais ruas de Ladário.
A programação também terá quermesse das 11h às 15h, em frente ao Santuário, com comidas e bebidas típicas e show com Fábio Cunha. À noite, após a procissão, acontece show de Danilo Dyba.
Imagem e Santuário
A lei 969/2016 determinou o tombamento histórico, religioso e cultural do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, passando a ser patrimônio do município de Ladário. Com isso, qualquer alteração e modificações do Santuário, e as restaurações devem preservar a originalidade da construção.
A imagem de Nossa Senhora dos Remédios, também foi declarada patrimônio histórico, cultural e religioso daquela cidade pela lei municipal 960/2016 sancionada pelo então prefeito José Antonio Assad e Faria. Pela lei, o tombo municipal da imagem sacra – que fica no altar do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios – foi inscrito no livro da Fundação de Cultura do Município de Ladário.
A Santa
Nossa Senhora dos Remédios é uma devoção mariana. Foi trazida para Portugal por religiosos franceses da Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade, que estiveram em Lisboa no século XIII.
Esta ordem, fundada com o objetivo de resgatar os cristãos cativos no Oriente, não dispunha de recursos financeiros para realizar o seu objetivo. Apareceu então Nossa Senhora aos seus fundadores, São João da Mata e São Félix de Valois, entregando-lhes uma bolsa cheia de dinheiro, concedendo-lhes de modo o “remédio” para o seu problema.
Desde então, a Virgem ganhou o título de Nossa Senhora dos Remédios, tornando-se a padroeira desta ordem. Com a difusão da devoção pela Europa, 900 mil prisioneiros foram libertados até o século XVIII.
Oração a Nossa Senhora dos Remédios:
“Ó Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora dos Remédios, refúgio dos pecadores e saúde dos enfermos, com amorosa confiança nos colocamos sob o vosso maternal cuidado. Rogamos-vos, pedindo a vossa poderosa intercessão, para que possamos obter a graça de verdadeiro arrependimento, perdão total de nossos pecados e uma firme resolução de emendar nossas vidas. Pedimos-lhe que nos obtenha de seu Divino Filho a graça de perseverar na fé, viver sempre na esperança e permanecer firmes na caridade. Amém .”