Operação no Paraguai destrói cinco toneladas de maconha em acampamento na fronteira

FolhaMS

Bella Vista Norte (PY) – Uma operação realizada nesta terça-feira (7) resultou no fechamento de um acampamento de cultivo de maconha na zona rural de Bella Vista Norte, cidade paraguaia fronteiriça a Bela Vista, distante 324 quilômetros de Campo Grande. Durante a ação, foram destruídas aproximadamente cinco toneladas de maconha.

A operação foi conduzida pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, visando desmantelar um centro clandestino de coleta e processamento da droga.

Os agentes da Senad erradicaram hectares de cultivo de maconha, em diferentes estágios de crescimento e colheita. Além disso, foram destruídos equipamentos utilizados na atividade ilegal, como cinco máquinas semeadoras.

Segundo o promotor Celso Morales, da Unidade Antitráfico de Drogas de Pedro Juan Caballero, 2.050 toneladas de maconha prensada e 2.200 toneladas de maconha picada foram encontradas armazenadas em sacos de aniagem.

A operação teve duração de oito horas, das 6h às 14h, e fez parte de um esforço contínuo contra o tráfico de drogas na região.

O chefe do escritório regional da Senad, Martín Vera, destacou a importância dessas ações no combate ao crime organizado, especialmente em áreas fronteiriças, onde o tráfico de drogas tem grande influência.

Operações como essa são fundamentais para reduzir a presença das organizações criminosas na região“, afirmou Vera.

A área de Amambay, por sua proximidade com o Brasil, é uma das principais rotas de produção e tráfico de drogas, o que a torna uma prioridade para as autoridades paraguaia no combate ao narcotráfico. Todas as provas encontradas foram destruídas conforme as diretrizes do Ministério Público, como parte da estratégia de desestímulo ao tráfico de drogas.