Projeto Navio percorre o trecho sul do rio Paraguai para atender ribeirinhos

Diarionline

O projeto “Navio” (Navegação Ampliada para Vigilância Intensiva e Otimizada), realizado pela Marinha do Brasil, retomou no dia 13 de janeiro as ações de assistência cívico-social e hospitalar a comunidades ribeirinhas do Tramo Sul (trecho sul) do rio Paraguai, no Pantanal. Nesta terça-feira (28), os militares chegaram em Porto Morrinho, onde permanecem até esta quarta-feira(29). De 30 de janeiro a 1º de fevereiro, o projeto desembarca no Porto da Manga.

Promovida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as Secretarias de Saúde de Mato Grosso (MT) e de Mato Grosso do Sul (MS), a iniciativa tem como propósito identificar patógenos virais circulantes nas comunidades ribeirinhas do Pantanal e estudar o impacto das mudanças climáticas na saúde pública.

Com base no conceito de Saúde Única, que estabelece a conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental, equipes multidisciplinares estão coletando dados epidemiológicos e climáticos ao longo do percurso. Esses dados permitirão, futuramente, identificar locais prioritários para vigilância em saúde. Também estão sendo coletadas amostras de aves migratórias, de águas residuais e de vetores no Pantanal.

Foto: 3SG-FN-IF Benitez

Coleta de sangue contribuirá para estudos de vigilância em saúdeNos dias 18 e 19 de janeiro, militares e pesquisadores da área da saúde estiveram em Porto Murtinho (MS) realizando 162 atendimentos, 600 procedimentos médicos, 79 atendimentos e 408 procedimentos odontológicos. Foram aplicadas 51 vacinas e distribuídos 332 kits odontológicos. Os militares também visitaram o lar de idosos e o orfanato do município, levando doações e assistência hospitalar aos locais.

De 22 a 26 de janeiro, os atendimentos foram realizados em Forte Coimbra e Porto Esperança. Os deslocamentos ocorrem por meio do Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger”, do Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengí” e do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso.

Esta é a terceira etapa do projeto, sendo a segunda ida ao Tramo Sul. “Ao voltarmos à região, conseguimos avaliar a incidência de doenças infecciosas de um ano para outro e a relação com as alterações climáticas”, explicou o pesquisador da Fiocruz e coordenador do projeto, Luiz Carlos Junior Alcântara.

Durante o trajeto pelo rio Paraguai, equipes da Secretaria de Saúde de MS distribuem filtros de barro aos moradores. Participam do projeto nesta edição, também, integrantes da Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos de MS coletando dados cadastrais de ribeirinhos para recebimento de auxílio financeiro do Governo de MS.

“É com satisfação que apoiamos esta terceira edição do Projeto Navio. Estamos prontos para continuar contribuindo com os meios logísticos e operacionais necessários. Sabemos que os resultados destes estudos beneficiarão a saúde dos moradores das comunidades ribeirinhas. Além disso, ampliarão o conhecimento sobre os impactos das mudanças climáticas na nossa região, contribuindo para a promoção de uma saúde mais integrada”, explicou o comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Alexandre Amendoeira Nunes.

Divulgação/Marinha do Brasil

Três navios da Marinha percorrem as regiões para levar atendimento aos ribeirinhosSegundo a secretária adjunta de Estado de Saúde de MS, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, “o Projeto Navio é essencial para o Mato Grosso do Sul para fortalecer as políticas públicas voltadas e relacionadas ao desenvolvimento sustentável. É o primeiro retorno a Porto Murtinho desde que o projeto foi iniciado, em novembro de 2023. Nesta edição, encontramos a comunidade muito mais envolvida no projeto, possibilitando o fortalecimento das ações que estamos fazendo”.

A primeira edição do projeto foi realizada em dezembro de 2023. Em 2024, a segunda edição percorreu as comunidades do Tramo Norte (trecho norte) do rio Paraguai, de Ladário a Cáceres (MT).

Prêmio

O Projeto Navio conquistou o segundo lugar na 28ª edição do Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Entregue no dia 31 de outubro, o prêmio reconhece iniciativas que fortalecem a gestão pública, promovendo eficiência e ampliando o acesso a serviços de qualidade para a população.

A primeira edição do projeto foi realizada em dezembro de 2023, com destino a Porto Murtinho. Em 2024, a segunda edição percorreu as comunidades do Tramo Norte (trecho norte) do Rio Paraguai, de Ladário a Cáceres (MT).

As informações são da Agência Marinha de Notícias.