Ricardo Albertoni – Diarionline
O falecimento do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (21), gerou comoção em todo o mundo e foi lamentado por autoridades de Mato Grosso do Sul.
O governador Eduardo Riedel destacou em suas redes sociais o legado de humildade e compromisso com as causas sociais deixado pelo pontífice. “Seu pontificado foi marcado pela humildade, simplicidade e compromisso com as causas sociais. Como primeiro papa latino-americano e jesuíta, deixou um legado de fé, amor ao próximo e busca por uma Igreja mais inclusiva”, afirmou.
Já o ex-governador Reinaldo Azambuja ressaltou a relevância de Francisco como líder religioso atento aos desafios contemporâneos. “Ele atualizou a Igreja Católica, situando-a como uma instituição apta a debater questões da contemporaneidade”, declarou. Azambuja também recordou a ênfase dada pelo Papa a temas como a crise climática, a situação dos refugiados e a desigualdade social.
Para o ex-governador, a nota emitida pelo Vaticano sintetiza a figura do Papa Francisco: “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”.