Moradores do Generoso dizem que onça-pintada continua rondando a região

Diarionline

A onça-pintada que invadiu o quintal de uma residência no bairro Generoso, em Corumbá, na tentativa de capturar uma das quatro cachorras da casa, continua rondando aquela região. De acordo com Clara da Silva Pereira Duarte, proprietária do imóvel, o felino foi novamente visto por seu filho, por volta das 05h desta quarta-feira, 28 de maio.

“Ele disse que a viu rondando por essa área do prédio abandonado. Estava saindo para trabalhar quando a viu, pois ele entra às 06h no posto de segurança”, relatou Clara ao Diário Corumbaense. O filho passou a dormir na casa dela devido ao aparecimento do animal. A residência fica próxima ao Mirante da Capivara e ao rio Paraguai, uma região de mata fechada e rica em fauna.

A moradora também informou que não foi possível registrar novas imagens da onça, porque o bairro ficou sem energia elétrica durante a chuva e ventos fortes. No entanto, alertou que não foi só o filho que viu a onça. “Ela foi vista ali pela área do Mirante da Capivara por um pescador”, contou.

Desde a “visita” indesejada, as quatro cadelas da família não passam mais a noite no quintal da casa. “Todas são recolhidas e dormem aqui dentro”, falou. A família ainda comprou refletores e uma grade de segurança para instalar no imóvel, como medida preventiva.

Divulgação

Policiais ambientais e membros do Gapa estiveram na casa da família da ClaraPMA e GAPA estiveram no local

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA), acompanhada do Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (GAPA), esteve na casa de Clara na terça-feira (27). Em vídeo publicado pelo GAPA, o subtenente Borges, da PMA, deu orientações sobre medidas de segurança.

“Estamos aqui justamente para orientar. O animal amarrado propicia a facilidade da captura do felino, por isso, orientamos que as pessoas busquem a proteção desses animais, recolhendo-os para dentro de casa para não atrair esses felinos”, disse.

Ele também falou sobre a importância de redobrar os cuidados com crianças e moradores da área. “Reforçamos para não andar sozinho, não deixar crianças andando sozinhas, principalmente à noite, pois esses felinos são aptos da caça noturna. Não quer dizer que não possam vir de dia, mas à noite é horário propício para procurar alimentos. A onça tem muita habilidade de capturar a presa”, alertou.

Reunião com instituições para definir protocolos

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que presta apoio técnico à PMA, Corpo de Bombeiros e Fundação de Meio Ambiente, junto com outras instituições, participa nesta quarta-feira (28) de uma reunião com o CENAP/ICMBio (Centro Nacional de Pesquisa, Manejo e Conservação de Mamíferos Carnívoros), para discutir protocolos de segurança e convivência que serão divulgados posteriormente.