Diarionline
Nesta terça-feira (05), uma operação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Civil e a equipe de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Corumbá, realizou vistorias em ferros-velhos da cidade. A ação teve como objetivo coibir a receptação de materiais furtados, especialmente fios e cabos elétricos, alvos recorrentes de furtos em vários bairros do município e que têm causado prejuízos não só aos cofres públicos, mas também à população que fica sem serviços de iluminação pública, telefonia e internet.
Durante as diligências, nenhum material de origem ilícita foi localizado. Ainda assim, os responsáveis pelos estabelecimentos foram orientados sobre a importância de não adquirir fios, cabos ou metais sem comprovação de procedência, sob pena de responsabilização legal.
A operação faz parte de um trabalho contínuo das forças de segurança e do poder público municipal para enfraquecer a cadeia de receptação, reduzir os crimes contra o patrimônio público e garantir a segurança da população.
O superintendente da GCM, Daniel Cassios, destacou a importância da atuação integrada. “Combater esse tipo de crime exige união entre as forças de segurança e os órgãos da Prefeitura. É uma resposta firme que estamos dando à sociedade para preservar nosso patrimônio e responsabilizar quem alimenta esse tipo de prática”, afirmou.
Cassios também reforçou o papel da população no combate a esses crimes, que pode colaborar com denúncias anônimas pelo telefone 153.
A operação seguirá de forma estratégica em diferentes regiões da cidade, por tempo indeterminado, com foco na prevenção e repressão aos crimes de furto e receptação de cabos e materiais metálicos, informou a Guarda Civil Municipal.