Corpo de Bombeiros registra sete incêndios em vegetação em 24h em Corumbá e Ladário

Diarionline

O 3º Grupamento de Bombeiros Militar atendeu, nas últimas 24 horas, a sete ocorrências de incêndio em vegetação na área urbana de Corumbá e Ladário. As chamas foram registradas nos bairros Cristo Redentor, Nova Corumbá, Popular Nova, Aeroporto, Dom Bosco, além do bairro Mista e  na região do Porto, em Ladário.

No período de estiagem, a vegetação fica mais seca e suscetível ao fogo, aumentando o risco de incêndios de média e grande proporção. De acordo com os bombeiros, o tempo seco e a desidratação da vegetação favorecem a propagação rápida das chamas, o que dificulta o controle e a extinção do fogo.

A corporação reforça que a prevenção é fundamental nesta época do ano. A população deve evitar o descarte inadequado de lixo em terrenos baldios e, principalmente, a prática da queima de entulhos ou restos de vegetação – atitudes que podem resultar em incêndios de grandes proporções.

Recomendações dos bombeiros para o período de estiagem:

  • Não realizar queimadas para limpeza de terrenos.
  • Evitar o uso de fogo próximo a áreas de mata, quintais ou pastagens.
  • Não jogar bitucas de cigarro em vias públicas, terrenos ou margens de rodovias.
  • Recolher e descartar corretamente o lixo doméstico.
  • Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 em caso de foco de incêndio.

O Corpo de Bombeiros Militar lembra que a conscientização da população é essencial para reduzir os riscos, proteger a saúde, o meio ambiente e o patrimônio.