Investimento de R$ 1 milhão garante plano municipal de combate a incêndios em Corumbá

Diarionline

Corumbá foi selecionada no Edital nº 01/2025 do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e receberá R$ 1 milhão para implantar o Plano Operativo Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação. O recurso permitirá ao município criar sua própria estrutura de prevenção e resposta a queimadas, somando-se às ações de forças estaduais e federais.

O projeto será coordenado pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil e prevê a implantação de um Sistema Municipal Integrado, baseado nos princípios do Manejo Integrado do Fogo (MIF). A iniciativa tem foco especial na proteção do Parque Natural Municipal Piraputangas, das 21 escolas rurais e das comunidades tradicionais e ribeirinhas.

Entre os investimentos estão a compra de uma caminhonete 4×4, uma embarcação fluvial, kits de combate a incêndio, instalação de oito caixas corta-fogo e a criação de oito brigadas comunitárias em áreas críticas. O município também implantará uma Sala de Situação equipada com internet via satélite, estação meteorológica, softwares de alerta e drones com sensores térmicos.

O projeto contempla ainda ações de prevenção em escolas rurais, com construção de aceiros, simulados de evacuação e programas de educação ambiental.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, capitão BM Silvanei Barbosa Coelho, a medida representa um marco para a cidade. “Pela primeira vez, o município terá estrutura própria para prevenir e responder aos incêndios em vegetação que castigaram o Pantanal nos últimos anos”, afirmou.

As ações serão articuladas pelo Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, composto por representantes da Prefeitura de Corumbá, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar Ambiental, Ibama/Prevfogo, Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Câmara Municipal, Embrapa Pantanal, Imasul e Sindicato Rural.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC.