Brigada Alto Pantanal atua em 1º incêndio na Serra do Amolar este ano

Diarionline

A Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), foi mobilizada no domingo (28) para atuar no combate a um incêndio registrado na Serra do Amolar, no Pantanal. O fogo foi identificado às 11h45, tanto por observação em campo quanto pelo Sistema Pantera, uma plataforma que identifica incêndios florestais em até três minutos.

A Brigada Alto Pantanal já estava na região realizando trabalhos de prevenção e agora concentra esforços no combate às chamas. O incêndio ocorre no topo de uma morraria, o que dificulta a ação e pode ter sido provocado por um raio. O local fica a mais de cinco horas de barco de Corumbá, subindo o rio Paraguai, na divisa com a Bolívia.

De acordo com o IHP, as autoridades competentes foram informadas, incluindo o Prevfogo/Ibama e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, que poderão apoiar a operação, principalmente com atuação aérea.

A chuva que caiu no domingo em Corumbá, não ocorreu naquela região. No momento da detecção, as condições climáticas eram desfavoráveis: temperatura de 36°C, umidade relativa do ar em 29%, ausência de chuva, vento a 9 km/h vindo do oeste e risco de incêndio estimado em 94%.  

É o primeiro registro de incêndio neste ano na Serra do Amolar, considerada prioritária para a conservação do Pantanal e reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade. Embora o mês esteja terminando, historicamente, setembro é o período mais crítico para a ocorrência de queimadas na área.

Com informações da assessoria de comunicação do IHP.