Mesmo com chuvas, Rio Paraguai segue em situação de estiagem em três das quatro estações

Estações que medem os rios Piquiri, Aquidauana, Aporé e Dourados indicam normalidade

Midiamax

Visão aérea do Porto Geral de Corumbá mostra nível baixo do Rio Paraguai. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)


Apesar das chuvas recentes, três estações de Mato Grosso do Sul seguem com rio em situação de estiagem, conforme o boletim da Sala de Situação do Imasul. Na ocasião, o Rio Paraguai em Ladário, Porto Esperança e Porto Murtinho apresentou cotas abaixo dos valores de referência para o período.

No município de Coxim, o Rio Taquari encontra-se em situação de alerta, acima da cota com permanência de 5%. As demais estações que medem os rios Piquiri, Aquidauana, Aporé e Dourados indicam normalidade nesta quarta-feira (17).

O boletim aponta ainda que as chuvas recentes contribuíram para melhorar o cenário. Nos últimos sete dias, quase todas as estações registraram acumulados chegando a 136,8 mm, em relação à estação Miranda, que se refere ao rio Aquidauana. Entre as medições, apenas a estação São Francisco, que cobre o Rio Paraguai, não teve chuvas na última semana.

Previsão do tempo

Para os próximos dias, a previsão do tempo indica tempo mais firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Com a passagem da frente fria, as temperaturas ficarão mais amenas ao amanhecer, principalmente na região sul do Estado.

Mesmo com a tendência, não se descartam pancadas de chuva e tempestades isoladas. Ainda, os ventos atuam entre o quadrante sul e leste, com valores entre 30-50 km/h; pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.