Troca ocorre dias após captura de Maduro pelos Estados Unidos
Dândara Genelhú – Midiamax
A presidente interna da Venezuela, Delcy Rodríguez, demitiu o general da guarda de honra presidencial, Javier Marcano Tábata. A dispensa nesta quarta-feira (7) ocorreu dias após a operação dos Estados Unidos, que capturou o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Maduro foi levado pelas forças estadunidenses e está preso em Nova Iorque. No país norte-americano, o presidente venezuelano responde por narcoterrorismo.
A guarda de honra presidencial fornece os militares que fazem a proteção do presidente. Segundo a BBC News, ainda não há detalhes sobre a demissão.
Além disso, o Ministério de Comunicação da Venezuela confirmou a demissão. A presidente interina nominou Gustavo E. González López como o novo chefe da guarda presidencial.
Delcy empossada como interina
Vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez assume oficialmente como presidente interina do país. Isso porque tomou posse na tarde na segunda-feira (5). A mudança de cadeira ocorre após a captura do presidente Nicolás Maduro por militares estadunidenses.
A ação dos Estados Unidos ocorreu no sábado (3). Delcy foi empossada enquanto Maduro e a esposa, Cilia Flores, passaram por audiência na Corte estadunidense.
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez — irmão de Delcy — conduziu o juramento de posse.
Maduro foi citado por Delcy como herói. “Vim com dor pelo sequestro de dois heróis que temos como reféns nos Estados Unidos da América do Norte”.
