Adriane diz que vai sancionar PL que transforma Rua 14 de Julho em ‘Corredor Gastronômico’

Prefeita destacou que município tem interesse em incentivos para ativação da Rua 14 de Julho, revitalizada em 2019

Guilherme Cavalcante / Midiamax

A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PL) afirmou que deverá sancionar o PL 11.164/23, que transforma trecho da Rua 14 de Julho, entre a Marechal Rondon e a Avenida Mato Grosso, num corredor gastronômico e cultural.

“Tão logo a matéria chegue no meu gabinete, será sancionado. A Prefeitura tem interesse nesse incentivo”, declarou Lopes, durante reunião intitulada “Todos em Ação Pelo Centro”, convocada nesta manhã (20) para apresentação de propostas e ações para movimentar o comércio da via revitalizada.

O projeto foi aprovado na Câmara de Campo Grande no último dia 6 de agosto. De autoria do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos), o projeto autoriza o Poder Executivo Municipal a criar o Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural na Rua 14 de Julho.

A proposta garante desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o que pode promover uma redução do valor do aluguel. O PL também visa garante trânsito livre de pessoas, medidas de segurança, repressão a ambulantes e apresentações artísticas, em geral, assim como a realização de festivais.

14 de Julho terá fechamento teste neste feriadão

No mesmo evento, a Prefeitura de Campo Grande afirmou que vai interromper o fluxo de veículo na Rua 14 de Julho a partir desta sexta-feira (23), até o domingo, nos trechos entre as ruas Marechal Rondon e Antônio Maria Coelho.

O fechamento da via será um teste de avaliação de impacto, considerando o aumento de frequentadores no trecho, onde novos bares e restaurantes passaram a funcionar nos últimos meses. A estratégia de fechamento também foi anunciada um dia após o Jornal Midiamax publicar matéria especial sobre a importância da ocupação ordenada na Rua 14 de Julho.

Além da interdição da via, a estratégia contempla, também, aumento de policiamento no local. “Não um policiamento ostensivo, mas de apoio, feito pela nossa GCM (Guarda Civil Metropolitana), detalhou a prefeita Adriane Lopes (PL), que apareceu no encontro.

O anúncio foi bem recebido pela categoria de empresários que estiveram na reunião, considerando a necessidade de apoio do poder público diante do “boom” em torno dos bares da Rua 14 de Julho. Já na terça-feira (27), uma nova reunião entre Prefeitura e empresários do segmento de bares da via foi marcada para avaliar o resultado da estratégia.