Diarionline
Quarenta e cinco de aproximadamente 120 filhotes de periquito-do-papo-branco, foram resgatados em uma área de difícil acesso no Pantanal. Foi uma moradora da região do Cedro, que acionou as autoridades, mobilizando ação integrada da Polícia Civil, Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental (PMA), Ministério Público Estadual e Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, nesta quarta-feira (18).
A moradora informou à Polícia Civil sobre a queda do ninho, de uma grande quantidade de filhotes de periquito. Aproximadamente 120 estavam sob seus cuidados.

Ninho que caiu com os filhotesO local só pode ser acessado por via aérea e a Marinha do Brasil disponibilizou um helicóptero para transporte das equipes e dos filhotes resgatados. As equipes constataram que dezenas de filhotes não resistiram, sendo encontrados com vida, 45 periquitos.
“A integração das instituições públicas e da comunidade ribeirinha foi essencial para salvar os filhotes e proteger uma parte importante do nosso patrimônio natural”, disse o delegado da Polícia Civil, Elton Alves de Sá Júnior.
Os periquitos resgatados ficaram sob os cuidados da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.
Aparentemente não há crime
A Polícia Civil iniciou o levantamento detalhado do local, ouviu a moradora e outras testemunhas que presenciaram os fatos. Os elementos obtidos até o momento não apontam para a existência de crime, indicando que, de fato, a ribeirinha resgatou os filhotes, após um “evento da natureza” que resultou na queda da ninhada, informou a instituição em nota.
A Polícia Civil também ressaltou que mantém o foco no combate ao tráfico de animais silvestres, um dos principais riscos para a preservação de espécies nativas.