Botafogo repete feitos de Liverpool, Bayern e Arsenal contra o PSG; entenda

PSG conseguiu furar defesas rivais em quatro das oito derrotas que sofreu na temporada 2024/2025; franceses tiveram mais que o triplo de finalizações do Alvinegro, mas só duas no gol

Por Bárbara Mendonça e Sergio Santana — Rio de Janeiro e Pasadena, EUA

A vitória do Botafogo sobre o Paris Saint-Germain, pela segunda rodada da Copa do Mundo de Clubes, ainda vai repercutir aos montes. Além do caráter épico do gol de Igor Jesus no Rose Bowl, este foi apenas o oitavo tropeço do lado francês na temporada 2024/2025. O triunfo por 1 a 0 fez com que o Alvinegro repetisse feitos de Arsenal, Liverpool e Bayern de Munique contra o PSG – visto como favorito antes da partida, principalmente pelo título recente da Champions League.

+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes

Das oito derrotas dos franceses na temporada, apenas quatro – contando com a vitória do Botafogo – foram em partidas sem gols do PSG. Antes, mesmo ficando em desvantagem no placar, a equipe francesa conseguia furar a defesa adversária ao menos uma vez.

O Paris Saint-Germain dominou a posse de bola, com 70% contra 25% do Botafogo; os 5% restantes foram em disputa. Em número de finalizações, os franceses produziram mais que o triplo dos alvinegros: 14 a 4.

Mesmo assim, só duas tentativas do PSG tiveram o gol de John como destino – um percentual de 14,2%. Do lado do Botafogo, todas as quatro finalizações foram no alvo defendido por Donnarumma.

Após o Alvinegro levar a melhor nos Estados Unidos, o técnico Luis Enrique disse que o clube carioca foi o que melhor se defendeu contra os franceses no ano.

— Esse campeonato é extremamente intenso, é difícil para todo mundo, todos estão extremamente motivados, especialmente quando jogam contra uma equipe contra a nossa. Foi a equipe que melhor se defendeu contra nós na temporada, foi difícil a cada momento criar situações de gol. É o tipo de jogo que a gente conhece. Mas hoje tivemos dificuldade — disse.