Simone Tebet perde força do MDB após aceitar ministério de Lula, diz Mochi

Filiado ao partido há mais de 40 anos, o emedebista diz que partido em MS não apoia o Lula

Anna Gomes, Renata Volpe / Midiamax

O deputado estadual e presidente do diretório estadual do MDB, Junior Mochi, comentou sobre a possível candidatura da ministra do Planejamento Simone Tebet nas eleições de 2026.

O emedebista que está filiado ao partido há mais de 40 anos explica que a ida de Simone ao ministério do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a parlamentar ‘perder força’ e um possível apoio do próprio partido nas eleições do próximo ano.

“Perdeu força ao ir em função do posicionamento. Ao longo dos anos o MDB teve um posicionamento contra o PT. O MDB do norte e nordeste é uma coisa, mas centro e sul é outra. Nunca tivemos um posicionamento junto ao PT”, disse.

Além disso, com a intenção de inflar o poder, o MDB, o Republicanos e PSDB seguem para tentar fechar uma federação partidária. As siglas precisam atuar conjuntamente, inclusive nas eleições de 2026 e nas decisões depois desse período.

Apesar das especulações, Mochi diz que é preciso aguardar a confirmação de Simone sobre ser candidata. Ela já havia adiantado ao Midiamax que deve definir a possível candidatura no segundo semestre deste ano.

“Primeiro ela precisa definir se vai mesmo ser candidata e depois vamos nos posicionar. A nível nacional a tendência do partido é ter uma federação com Republicanos e PSDB e não com o Lula”, ressaltou.