Diarionline
Uma idosa de 82 anos foi resgatada pela Marinha do Brasil, na tarde de sexta-feira (18), após apresentar problemas respiratórios em uma área de difícil acesso no Pantanal. Moradora da Fazenda São Sebastião, localizada a cerca de 90 quilômetros de Ladário, a paciente estava debilitada e precisou de transporte aéreo urgente.
A operação foi realizada com o apoio de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), organização subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN). O voo contou com o acompanhamento de um médico do Hospital Naval de Ladário.
Ao chegar à base aérea do EsqdHU-61, uma ambulância do Corpo de Bombeiros Militar deu continuidade ao atendimento e transportou a idosa até a Santa Casa de Corumbá.
EVAM
A Marinha do Brasil informou que ações como essa, denominadas Evacuação Aero Médica (EVAM), são realizadas em cooperação com o Corpo de Bombeiros. As missões ocorrem em casos de comprovada emergência, especialmente em locais de difícil ou sem acesso terrestre.
A instituição destacou ainda que as operações dependem de diversos fatores, como condições climáticas, distância do local da ocorrência e disponibilidade da aeronave durante o dia.