Márcio Cavasana
O Auxílio Gás é um dos principais programas sociais do Governo Federal voltados a garantir o acesso das famílias de baixa renda ao gás de cozinha. Em dezembro, a Caixa Econômica Federal conclui nesta terça-feira (23) o pagamento da parcela no valor de R$ 110, correspondente a 100% do preço médio do botijão de 13 quilos no país.
O último grupo a receber é formado por beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 0. Ao todo, 4,4 milhões de famílias foram contempladas neste mês.
Quem pode receber o Auxílio Gás?
Para ter direito ao benefício, é necessário cumprir alguns critérios definidos em lei:
- Estar inscrito no CadÚnico com os dados atualizados;
- Ter na família ao menos uma pessoa que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- A seleção é automática, não sendo necessário fazer inscrição específica para o Auxílio Gás.
A legislação também estabelece prioridade para a mulher responsável pela família, com atenção especial às mulheres vítimas de violência doméstica, reforçando o caráter social e de proteção do programa.

Como funciona o pagamento?
O Auxílio Gás é pago a cada dois meses e segue o mesmo calendário do Bolsa Família, de acordo com o final do NIS. O valor é depositado pela Caixa Econômica Federal e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem ou sacado conforme as regras do banco.
O programa tem vigência prevista até o fim de 2026, garantindo apoio contínuo às famílias em situação de vulnerabilidade.
Auxílio Gás será substituído pelo programa Gás do Povo
Em setembro, o Governo Federal lançou o programa Gás do Povo, que substituirá gradualmente o Auxílio Gás. A principal mudança é que o benefício deixará de ser pago em dinheiro.
Com o novo modelo, as famílias passarão a retirar diretamente a recarga do botijão de gás em revendedoras credenciadas, sem custo.
A expectativa do governo é triplicar o número de beneficiários, alcançando cerca de 15 milhões de famílias em todo o país. No fim de novembro, o programa começou a atender 1 milhão de famílias nas capitais: Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.
Importância de manter o CadÚnico atualizado
Para continuar recebendo o Auxílio Gás — ou ser incluído no Gás do Povo — é fundamental manter os dados do CadÚnico atualizados junto ao CRAS do município. Informações desatualizadas podem impedir o recebimento do benefício.
O Auxílio Gás e o novo Gás do Povo representam um alívio importante no orçamento das famílias brasileiras, garantindo um item essencial para a alimentação e a dignidade no dia a dia.
