Diarionline
Uma ação integrada entre a Receita Federal, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul resultou na prisão de 17 pessoas de nacionalidade boliviana que haviam ingerido cápsulas de droga. São 14 homens e 3 mulheres.
A operação ocorreu por meio de monitoramento e acompanhamento de ônibus irregulares de transporte de passageiros, que culminou na abordagem de quatro ônibus com destino a São Paulo, encaminhados ao Posto Esdras, na fronteira, na quarta-feira (21).
Durante a fiscalização, cães farejadores da Receita Federal e da Marinha indicaram a possível presença de entorpecentes em uma bolsa contendo frascos de xampu. No interior dos frascos, foram encontradas cápsulas de pasta base de cocaína. Em seguida, os cães também sinalizaram a presença de drogas em mochilas e passageiros de dois ônibus específicos.
Diante da suspeita de ingestão de cápsulas, os passageiros foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Corumbá, onde exames de raio-x confirmaram que as 17 pessoas haviam ingerido cápsulas de droga.
Divulgação/Receita Federal
Exames de raio-x comprovaram a ingestão de entorpecente por 17 pessoasNo total, 18 bolivianos foram detidos, resultando na apreensão de aproximadamente 20 quilos de pasta base de cocaína, causando um prejuízo estimado em cerca de R$ 1 milhão ao crime organizado, segundo a Receita Federal.
Um dos detidos já foi encaminhado à Polícia Federal, enquanto os 17 que ingeriram as cápsulas permanecem sob custódia no Pronto-Socorro e, após expelirem a droga, também serão levados para a PF.
Paralelamente, o MAPA reteve cerca de 2 toneladas de mercadorias de origem animal e vegetal, que eram transportadas irregularmente.
