Leonardo Cabral – Diarionline
Dois homens, de 33 e 40 anos, foram resgatados em operações aeromédicas realizadas pela Marinha do Brasil, na sexta-feira (23), em propriedades rurais localizadas no Pantanal de Corumbá. As ações ocorreram após solicitações do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
O primeiro resgate aconteceu no início da tarde. Um homem de 33 anos foi socorrido em uma fazenda situada a cerca de 100 quilômetros de Ladário após sofrer um acidente durante uma montaria. Segundo os bombeiros, ele foi vítima de uma “rodada de cavalo”, quando o animal realiza um giro brusco, provocando a queda. A vítima apresentava lesão na perna direita e suspeita de fratura em uma das costelas.
Acidente com roçadeira causou perda da ponta de um dos dedos da vítimaJá no fim da tarde, a Marinha foi novamente acionada para realizar o resgate de um homem de 40 anos que se acidentou enquanto manuseava uma roçadeira. Ele sofreu a perda da ponta de um dos dedos da mão esquerda. A operação exigiu um deslocamento aéreo superior a 130 quilômetros, com duração aproximada de 1h30.
Nos dois atendimentos, os resgates foram realizados pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), com acompanhamento de médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Após a chegada ao heliponto, as vítimas foram encaminhadas por ambulâncias do Corpo de Bombeiros Militar para o Pronto-Socorro de Corumbá.
EVAM
Em nota, a Marinha do Brasil esclareceu que as Evacuações Aeromédicas (EVAMs) realizadas com helicópteros do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) fazem parte de ações de cooperação com o Corpo de Bombeiros. Esse tipo de resgate é empregado em locais de difícil ou inviável acesso por via terrestre e em situações de comprovada emergência.
A instituição destacou ainda que a realização dos voos depende de diversos fatores, como condições meteorológicas, operação em período diurno e distância até o local do sinistro.
