Jiboia é resgatada ‘batendo o ponto’ no TCE, em Campo Grande (vídeo)

Animal estava em catraca na entrada do prédio

TopMidiaNews

A PMA (Polícia Militar Ambiental) resgatou uma jiboia adulta enrolada na catraca de entrada do prédio do TCE (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), no Parque dos Poderes, em Campo Grande, na tarde desta terça-feira (27). 

Segundo imagens divulgadas pela PMA, o animal estava enrolado no aparelho de registro de ponto eletrônico, logo na entrada do prédio. O animal foi localizado em segurança e passou por avaliação técnica preliminar, que constatou bom estado geral de saúde, sem lesões aparentes ou sinais de debilidade.

“Após os procedimentos padrão e garantindo o bem-estar do animal, a jiboia foi devolvida ao seu habitat natural, em local adequado e distante da área urbana, conforme os protocolos de manejo da fauna silvestre”, esclareceu a polícia.

A jiboia é fundamental para o equilíbrio ambiental, atuando no controle natural de populações de roedores e outros pequenos animais. Presente em diferentes biomas, inclusive no Pantanal, a espécie contribui diretamente para a manutenção da cadeia ecológica e para a saúde dos ecossistemas. Ela pode ter entre dois a quatro metros de comprimento. 

Caso encontrar um animal silvestre, a polícia orienta que ele não deve ser capturado. “Acione a Polícia Militar Ambiental”.

Nas redes sociais, o caso gerou humor. “Voltou das férias foi bater o ponto dela”, disse um comentário. “As férias dela acabaram, foi trabalhar!”, comentou outra. “Ela só queria se refrescar um pouquinho no ar condicionado”, disse outro seguidor.